As Intelectuais SES B do IFAP

As Intelectuais SES B do IFAP
O ontem é uma história, o amanhã um mistério e o hoje é uma dádiva.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Normas de Formatura



A Solenidade de Entrega dos Certificados de Conclusão dos Ensinos Fundamentais e Médios são atos oficiais. Nenhum formando pode ser impedido de participar da cerimônia por quaisquer motivos.
A Sessão Solene é pública e é presidida pela Diretor(a) na sua ausência, a presidência da solenidade será delegada, pela diretor(a), à vice-diretor(a) ou a um dos coordenadores.
A área de Relações Públicas é a responsável pela elaboração do planejamento, organização e execução da solenidade de entrega dos certificados, isentando-se de qualquer responsabilidade por festas, viagens ou arrecadação de verba para demais comemorações da formatura.
Todas as solenidades de entrega dos certificados devem ser organizadas de acordo com as orientações estabelecidas na Escola. Nenhuma empresa de eventos está autorizada a interferir no roteiro da formatura. Homenagens extras e transmissão de vídeos sobre os formandos devem ser informadas ao Setor de Comunicação com antecedência de um mês, que poderá autorizar ou não os procedimentos.
1. DOS REQUISITOS
a) Para o aluno ser considerado apto a participar da cerimônia de entrega dos certificados, deve ter sido APROVADO no curso que está concluindo.
2. DA ORGANIZAÇÃO
a)  Cabe às comissões de formatura indicarem os seguintes representantes:
  • Patrono , Protetor, padroeiro. A mais importante das homenagens. Não discursa.
  • Paraninfo: Padrinho das turmas. Faz discurso.
  • Juramentista : Aluno da turma que lerá o juramento do curso na colação de grau.
  • Orador da Turma (um orador por classe de Ensino Fundamental e Médio e um orador representando a turma: aluno escolhido pelas classes que fará o discurso em nome de todos os formandos. Professor homenageado (um professor para cada curso – Ensinos Fundamental, Médio e Técnico): professores a quem a turma gostaria de prestar uma homenagem.
  • Funcionário homenageado (um funcionário por curso).
b) A escola fornecerá os serviços de (na escola): limpeza do local; colocação de mesas cadeiras, panóplia, tribuna e toalhas; canudos; aparelhagem de som básico (microfones, rádio, mesa de som); organização do cerimonial; mestre de cerimônias; técnico de som; decoração básica e cobertura jornalística do evento. Outros itens poderão ser discutidos mediante a verificação do orçamento disponível.
c)   Os formandos poderão contratar empresa especializada que ficará responsável por outros itens para a solenidade, desde que não interfiram na estrutura exigida pela escola. O setor de Comunicação deverá ser informado com um mês de antecedência.
d)   O ensaio da cerimônia será agendado pelo Setor de Comunicação.
e)   Cabe às comissões de formatura a decisão quanto à cor da roupa a ser utilizada na cerimônia de entrega dos certificados.
f) O desenvolvimento de qualquer atividade não prevista nestas normas deve ser solicitado ao Setor de Comunicação, com, pelo menos, 10 dias de antecedência e seu deferimento é atribuição da Direção da escola.
3. DA REALIZAÇÃO DO CERIMONIAL
a) O roteiro da cerimônia de entrega dos certificados é a seguinte:
  • Entrada dos convidados (pais de alunos e familiares)
  • Apresentação (Mestre de Cerimônia)
  • Composição da mesa
  • Abertura oficial: (Diretor(a )ou seu representante)
  • Entrada dos formandos
  • Hino Nacional
  • Celebração Litúrgica
  • Leitura do Ata e entrega dos certificados
  • Chamada individual dos formandos para entrega dos canudos
  • Discurso do Orador
  • Discurso do Paraninfo
  • Homenagens
  • Encerramento

PARA OS CURSO DE GRADUAÇÃO
􀀟Roupas – Paramentos (Para ensino superior)
Nas cerimônias oficiais de Outorga de Grau, todos os formandos deverão trajar beca na cor preta, faixa na cintura na cor do curso de graduação e capelo, que é colocado na cabeça na hora da Outorga de Grau.
Os alunos, após vestidos para a solenidade, devem permanecer
no local a eles reservado, evitando a circulação entre os convidados
do evento.
A veste dos professores é composta de uma beca longa na cor preta, com faixa pendente, seguindo as cores definidas anteriormente para os curso.
Os paramentos, inclusive da Mesa de Autoridades, serão providenciados pelos formandos (exceto o paramento do Reitor,que será fornecido pela Universidade). Se os formandos não usarem beca, deverão estar utilizando traje formal, e os trajes da mesa serão fornecidos pela Universidade.
􀀟Paraninfo
Fica autorizado o convite de um paraninfo por turma,permitindo-se a escolha de um paraninfo para cada turma, quanto,houver mais de uma turma colando grau na mesma cerimônia.
Neste caso a fala de 10 minutos é dividida entre os paraninfos.
􀀟Patrono
Fica também a critério da turma a escolha, ou não, de um patrono/patronesse,que se sentará na primeira fila do auditório, não fazendo parte da mesa de autoridades.
Atenção
O Paraninfo e o patrono não precisam necessariamente serem vinculados a universidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário